Resistencia Painel Solar
Com o avanço dos sistemas fotovoltaicos, uma das questões levantadas por aqueles interessados em instalar em sua residência ou empresa tais sistemas, que são compostos por painéis solares fotovoltaicos, diz respeito à resistência de tais painéis. Será que sao capazes de suportarem vendavais e chuvas de granizo?

O grau de resistência dos painéis solares fotovoltaicos atualmente estão bem equilibrados em termos de qualidade e durabilidade, considerando que estão classificados dentro da lista dos maiores fabricantes mundiais de painéis fotovoltaicos ou mais especificamente dentro da chamada classificação TIER 1. Esses painéis possuem algumas camadas de proteção e um vidro especial formulado para alta proteção e resistência.
A superfície protetora dos painéis foi projetada de acordo com normas internacionais, capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 80 Km/h, lembrando que a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de no máximo 32 km/h. Além disso, o material externo que envolve e protege o painel é projetado e combinado quimicamente para suportar impactos mecânicos de diversas modalidades, não somente chuva de granizo, e sem danificar as células receptoras.
O nível de resistência painel solar fotovoltaico é bastante alto, o que explica sua longa durabilidade, podendo chegar até 40 anos, além de baixa necessidade de manutenção. Lembrando que a garantia dada pelos fabricantes em geral é de 10 anos contra defeitos de fabricação e até 25 anos com potencia linear em 80%.
Veja a seguir um vídeo demonstrativo com testes de impacto de granizo e peso de pessoas e veículos sobre os painéis solares fotovoltaicos:

