• Instituto SENAI de Tecnologia utiliza microinversores da WA SOLAR para construção de bancada didática e projetos de pesquisa

  • A Faculdade SENAI Ítalo Bologna, através do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação fechou uma parceria com a WA Solar para o uso de microinversores e painéis solares para o desenvolvimento de uma bancada didática e de um projeto de pesquisa em energia solar fotovoltaica, visando experimentar essa nova tecnologia com microinversores, que estima-se gerar de 15% a 25% a mais de energia, em comparação aos inversores convencionais de parede ou inversores string.

  • Os microinversores tem sido adotados cada vez mais em novos projetos de energia solar fotovoltaica por serem mais eficientes e inteligentes. Veja a seguir as principais vantagens em comparação aos inversores convencionais de parede ou chamados de inversores string:

    INVERSORES CONVENCIONAIS DE PAREDE (STRING)

    MICROINVERSORES

    Operação do sistema em alta voltagem, entre 175V e 600V. Cabo de alta tensão para dentro da casa ou empresa do cliente.

    Operação com voltagem normal, onde a saída do sistema já é 220V. A conversão de alta tensão é feita no próprio painel, sem qualquer risco ou perigo ao usuário.

    Sombreamento, sujeira ou falha de um painel causa a queda de todo o sistema para o mesmo nível do painel afetado, provocando drásticas perdas de geração de energia.

    Quando um painel sofre qualquer interferência, todos os outros painéis continuam produzindo energia normalmente e de forma independente, sem qualquer perda de geração.

    Monitoramento do sistema como um todo, sem possibilidade de enxergar individualmente cada painel.

    Cada painel é monitorado individualmente e conectado ao sistema do fabricante, que identifica qual painel exatamente pode estar apresentando qualquer eventual deficiência.

    Dimensionados de acordo com a quantidade de painéis, limitando as opções de expansão.

    Sistema modular que permite adicionar novos painéis ao sistema com facilidade e sem alterações importantes no projeto, nem inutilização de qualquer equipamento.

    Todos os painéis precisam ter a mesma orientação e conectados como se fosse um só grande painel.

    A produção de energia é independente, permitindo que os painéis sejam colocados em lugares ou posições diferentes.

    Grande e pesado. Instalação interna, dentro da residência ou empresa.

    Pequeno e leve. Instalação externa, junto ao painel solar.

    Projetado para operar internamente, dentro de uma sala ou quarto reservado especificamente ao aparelho inversor.

    Projetado para operar com potência máxima à temperatura ambiente e ao ar livre até 65°C., em conformidade com classificação IP67, selado contra a entrada de água ou poeira.

    Garantia entre 5 e 10 anos, com necessidade de troca ou reparo por no mínimo 2 vezes, com custo adicional futuro ao cliente.

    Garantia de 25 anos, sem custo adicional algum durante esse período para o cliente.

    Produção de energia mais baixa.

    Produzem de 15 à 25% a mais de energia, pois são mais inteligentes e usam a tecnologia MPPT individual.

    Instalação complexa e demorada (obrigatoriedade do uso de ‘string box’)

    Instalação fácil e mais rápida (sem necessidade de uso de ‘string box’)