Painel solar fotovoltaico para geração de energia elétrica
Responsáveis pela captação da luz solar e sua transformação em energia elétrica, atualmente existem dezenas de fabricantes de painéis ou módulos fotovoltaicos e que podem ser instalados em qualquer imóvel residencial ou comercial.
Temos painel solar fotovoltaico por exemplo dos fabricantes Canadian Solar, Seraphim Solar e da Talesun Solar, todos com grande capacidade anual de produção com atendimento e fornecimento de painéis solares a vários países em todo o mundo. Todos esses fabricantes já receberam a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), para sistemas fotovoltaicos (SFV), que é um pré-requisito para as empresas que desejam vender painel solar no Brasil.
Os produtos constantes na lista do INMETRO são certificados em uma escala de ‘A’ à ‘E’ de acordo com a qualidade, competência técnica e eficiência energética. E, todos os módulos desses fabricantes citados que foram testados receberam a perfeita classificação “A”, reservada apenas a produtos de alta qualidade e desempenho compatível com sua potência anunciada.
Certificação
Esses módulos fotovoltaicos também possuem a certificação TIER 1, usada para classificar os fabricantes de painéis solares em termos de capacidade bancária ou estabilidade financeira, capacidade de produção, comprovação de presença em projetos de larga escala e histórico da empresa no mercado. Essa certificação é emitida pela Bloomberg New Energy Finance Corporation.
Veja na imagem da pirâmide que ilustra melhor como os fabricantes de módulos fotovoltaicos são classificados por esse sistema TIER:

Tier 1 – Apenas 2% dos grandes fabricantes
1. Integrado verticalmente
2. Forte investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
3. Automação avançada dos processos
4. Fabricação de módulos fotovoltaicos por mais de 5 anos
Tier 2 – Fabricantes de pequena a média escala
1. Pouco investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ou inexistente
2. Uso parcial de automação, dependente do trabalho manual de linhas de produção humana
3. Normalmente produzem painéis por 2 à 5 anos
Tier 3 – Apenas montadores – 90% do mercado fotovoltaico
1. Nenhum investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
2. Apenas montam painéis – não fabricam células de silício
3. Usam linhas de produção humana para soldagem de células solares ao invés de processos avançados de automação
4. Montam painéis por um período de 1 à 2 anos