Economia com energia solar na Rede de farmácias Raia Drogasil

Economia com energia solar
Com energia solar já instalada em 11 lojas, a rede de Raia Drogasil tem poupado metade de seu consumo mensal de eletricidade nessas farmácias, localizadas nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia.
Em 12 anos, a rede de farmácias estima economizar R$850 mil com este projeto, onde a luz do sol é transformada em energia elétrica através do uso de placas solares fotovoltaicas. O sistema como um todo tem capacidade para abastecer o equivalente a 158 residências por mês.
Segundo a empresa, o sistema de energia solar reduziu o consumo mensal de energia de suas 11 lojas em 50%. “Nosso objetivo vai além da redução de custos, queremos também diminuir tudo aquilo que impacta o meio ambiente”, afirmou Milton Alvim, diretor de engenharia e manutenção da empresa.
Paralelo a esse programa, a companhia instalou aparelhos que otimizam o fluxo de energia elétrica em 700 de suas unidades. Com eles, conseguiu uma redução de 14% no consumo de energia nos últimos oito meses. Mas também existem planos de inserir outras soluções sustentáveis na construção de suas novas lojas, dentre elas, a instalação de lâmpadas mais econômicas e modernas e a utilização de materiais de construção sustentáveis.
O sistema instalado nas 11 lojas da Droga Raia e Drogasil utiliza 878 placas fotovoltaicas, ocupando 1.358 metros quadrados em suas coberturas. Essas placas estão estrategicamente dispostas para receber maior incidência de luz solar ao longo do dia, aproveitando assim o máximo da sua capacidade de produção.
A meta da Raia Drogasil é de estender essa iniciativa para outras lojas da rede que possam receber estes painéis solares fotovoltaicos.
A instalação e execução de projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica estão se tornando cada vez mais comuns. E a economia com energia solar já não é mais uma promessa, mas sim uma realidade!