• Microinversores APsystems para sistemas fotovoltaicos que geram mais energia

  • O microinversor surgiu como uma verdadeira inovação tecnológica no mercado de energia fotovoltaica e vem gradualmente substituindo os inversores convencionais que não possuem a tecnologia MLPE (Module Level Power Electronics).

    Fundada em 2009 na região do Vale do Silício nos EUA, a APsystems é hoje a maior fabricante de microinversores do mundo, com sede nos EUA e fábrica na China.

    A função do microinversor é de transformar a energia elétrica de corrente contínua (DC) - produzida pelos painéis solares - em corrente alternada (AC), para sincronizar assim o sistema fotovoltaico com a rede elétrica local de uma forma mais inteligente, segura e eficiente em comparação aos inversores sem MLPE.

    Cada vez mais presentes em sistemas fotovoltaicos em todo o mundo, desde pequenas até grandes usinas solares no mundo, os microinversores possuem inúmeras vantagens frente aos inversores convencionais de parede e sem a tecnologia MLPE. Confira as principais diferenças na tabela abaixo:

    INVERSORES CONVENCIONAIS DE PAREDE SEM MLPE

    MICROINVERSORES APSYSTEMS COM MLPE

    Operação do sistema em alta voltagem, entre 175V e 900V. Cabo de alta tensão para dentro da casa ou empresa do cliente.

    Operação em voltagem normal (saída do sistema já é 220V). A conversão de alta tensão é feita no próprio painel, sem qualquer risco ou perigo ao usuário.

    Por operar com  alta voltagem, existe o risco de arco-voltaico e de incêndio tanto nos painéis quanto no inversor.

    Por operar em baixa tensão, não existe o risco de arco-voltaico, reduzindo riscos de descargas elétricas e incêndios.

    Sombreamento, sujeira ou falha de um painel causa a queda de todo o sistema para o mesmo nível do painel afetado, provocando drásticas perdas de geração de energia.

    Quando um painel sofre qualquer interferência, todos os outros painéis continuam produzindo energia normalmente e de forma independente, sem qualquer perda de geração.

    Monitoramento do sistema como um todo, sem possibilidade de enxergar a performance individual de cada painel (MPPT por segmentos de painéis).

    Cada painel é monitorado individualmente (MPPT individual), com acesso via site ou aplicativo, com visualização da performance detalhada de cada painel.

    Dimensionados de acordo com a quantidade de painéis, limitando as opções de expansão.

    Sistema modular que permite adicionar novos painéis ao sistema com facilidade e sem alterações no projeto, nem inutilização de qualquer equipamento.

    Todos os painéis precisam ter a mesma orientação e conectados como se fosse um só grande painel.

    A produção de energia é independente, permitindo que os painéis sejam instalados um a um, se alojando em diferentes partes do telhado/cobertura.

    Grande e pesado. Instalação interna e que leva alta tensão para dentro da residência ou empresa.

    Pequeno e leve. Instalação externa, junto ao painel solar.

    Projetado para operar internamente, dentro de uma sala ou quarto reservado especificamente ao aparelho inversor.

    Projetado para operar com potência máxima à temperatura ambiente de até 65°C (protocolo IP67), selado contra entrada de água ou poeira.

    Garantia de 5 anos, com necessidade de reparos e substituições, gerando intervenções e despesas extras, tornando-o muito mais caro no longo prazo.

    Garantia padrão de 15 anos, sem custo adicional ao cliente durante o período de garantia.

    Produção de energia mais baixa.

    Produzem de 15 à 25% a mais de energia, com MPPT individual. São mais inteligentes e usam a tecnologia fotovoltaica MLPE.

    Instalação complexa e demorada (obrigatoriedade do uso de ‘string box’ para proteção AC)

    Instalação fácil, mais rápida e com aterramento e proteção integrada (sem necessidade de ‘string box’)

  • Observações Técnicas sobre Proteção

    O microinversor é instalado diretamente abaixo dos módulos fotovoltaicos, sendo os módulos fotovoltaicos conectados às entradas DC do microinversor, dispensando a utilização de DPS (dispositivo de proteção contra surtos) no circuito DC. O cabeamento CA por fase que é responsável por conduzir a corrente alternada produzida pelo ramo do microinversor até o ponto de conexão com o cabeamento CA principal é provido pelo próprio microinversor.

    A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em seu Despacho n.o 720, de 25 de março de 2014, dispõe sobre a não obrigatoriedade do uso de um dispositivo de seccionamento visível – DSV em instalações de micro e mini geração. Considera-se, portanto, que os mecanismos de proteção anti-ilha do inversor são suficientes para garantir a segurança do pessoal da concessionária trabalhando nas linhas de energia. O sistema de anti-ilhamento vem integrado junto ao microinversor, sendo de acordo com os itens do módulo PRODIST e NBR 16149, que define que o tempo máximo de operação em ilha seja menor de 02 (dois) segundos.

    Dessa forma, nos projetos de sistemas fotovoltaicos da WA SOLAR, uma vez que trabalhamos apenas com microinversores, não é necessária a utilização do DSV, que é composto por 01 (uma) chave seccionadora e 01 (uma) caixa de policarbonato com tampa transparente, instaladas no padrão de entrada da unidade, normalmente aplicável apenas em projetos em que se utilizam inversores convencionais de parede ou inversores string (veja tabela comparativa acima).

  • Parcerias

    Em 2017, a Faculdade SENAI Ítalo Bologna de Goiânia, através do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação fechou uma parceria com a WA SOLAR para o uso de microinversores e painéis solares para o desenvolvimento de uma bancada didática e de um projeto de pesquisa em energia solar fotovoltaica, com o objetivo de experimentar essa tecnologia com microinversores da Apsystems, que estima-se gerar de 15% a 25% a mais de energia, em comparação aos inversores convencionais de parede ou inversores string.

    Em 2018, a WA SOLAR estabeleceu uma parceria com o Green Building Council Brasil, com objetivo de incentivar o desenvolvimento do mercado da construção sustentável. Veja mais detalhes sobre a parceria da WA SOLAR com o GBC Brasil.